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Treinamentos

Objetivo: Os participantes deste treinamento irão aprender a realizar as atividades relacionadas à Análise e Design de Sistemas segundo os conceitos da Orientação a Objetos, empregando a notação da UML.

Carga horária: 24 horas

Metodologia de ensino: Exposição teórica seguida de dinâmicas de grupo.

Conteúdo programático:
  • Objetivos da Orientação a Objetos
    • Aumentar a produtividade
    • Lidar com a complexidade
    • Aumentar a flexibilidade
  • Orientação a objetos
    • Conceitos
    • Objeto
    • Classe
  • Princípios
    • Encapsulamento
    • Reusabilidade
    • Herança
    • Polimorfismo
  • Arquitetura em camadas
  • Categoria de objetos
    • Análise Orientada a Objetos
  • Identificando o escopo do sistema
    • Diagrama de Use Cases
    • Conceitos
    • Use Case
    • Atores
    • Categoria de objeto
    • Objetos participantes
  • Identificando os objetos da entidade
    • Diagrama de estrutura de classes
    • Conceitos
    • Classe
    • Atributo
    • Operação
    • Generalização
    • Agregação
    • Associação
    • Domínio
    • Categorias de objeto
    • Objetos de entidades
    • Objetos de domínio
    • Especificando uma classe
    • Conceito
    • Chave
    • Volumes
  • Investigando o ciclo de vida dos objetos
    • Diagrama de estados
    • Conceitos
    • Estado
    • Transição
    • Evento
    • Ação
  • Detalhando o sistema
    • Diagrama de colaboração
    • Diagrama de seqüência
    • Conceitos
    • Mensagem
    • Ativação de objetos
    • Categoria de objetos
    • Objetos de eventos
  • Exercício prático – Modelando objetos.
Objetivo: O treinamento tem como objetivo capacitar o treinando a:
  1. Revisar alguns conceitos importantes e geralmente pouco compreendidos de C++ (em especial, semântica de cópia/movimentação e gabaritos);
  2. Expor os principais recursos novos da linguagem C++11, com foco em seus aspectos práticos;
  3. Expor os principais recursos novos da biblioteca padrão de C++11;
  4. Avaliar a viabilidade de adoção da nova tecnologia através da implementação de exercícios e projetos.
Carga horária: 20 horas

Pré-requisitos: Conhecimento amplo da linguagem C ou C++. Conhecimento superficial de linguagem de montagem (assembly) para a arquitetura IA-32 (processadores da família Intel). Experiência com desenvolvimento de software. Conhecimento básico de arquiteturas de computadores e sistemas operacionais.

Metodologia de ensino
: Exposição teórica seguida de aplicação de exercícios práticos para fixação do conteúdo. 

Conteúdo programático:
  1. Introdução:
  • Informações gerais sobre a linguagem C++.
  • C++03 vs. C++11
  • Suporte de Compiladores
  1. Recursos da linguagem C++11:
  • auto, declspec, final, constexpr, etc.
  • Range-based for;
  • Fechos (lambdas);
  • Cópia/movimentação;
  • Repasse perfeito;
  • Revisão de gabaritos e gabaritos variádicos.
  1. Recursos da biblioteca padrão C++11:
  • Containers e ponteiros inteligentes;
  • <algorithm>, <numeric>, <random>, <chrono>;
  • std::regex e outros;
  • std::thread, std::atomic, std::mutex;
  • std::async, std::promise, std::future.
  1. Exercícios práticos e conclusão.


Objetivo: O treinamento tem como objetivo capacitar o treinando a:
• Conhecer os principais vetores de ataque a sistemas de software em execução, a explicação por trás dessas brechas, as consequências e complexidade dos potenciais ataques e as respectivas defesas;
• Conhecer as principais técnicas de programação defensiva;
• Conhecer as principais ferramentas de depuração de software e localização de brechas;
• Conhecer os mecanismos automáticos de proteção contra falhas existentes nos compiladores modernos;
• Conhecer os mecanismos de sanitização de resíduos de execução, de especial importância para software que envolva dados sensíveis, como softwares de criptografia;
• Compreender as potenciais consequências decorrentes da exploração de falhas ou de circunstâncias de execução extremas (corner cases), evitáveis ou não, em software e hardware.

Carga horária: 20 horas

Pré-requisitos: Conhecimento amplo da linguagem C ou C++. Conhecimento superficial de linguagem de montagem (assembly) para a arquitetura IA-32 (processadores da família Intel). Experiência com desenvolvimento de software. Conhecimento básico de arquiteturas de computadores e sistemas operacionais.

Metodologia de ensino
: Exposição teórica seguida de aplicação de exercícios práticos para fixação do conteúdo. 

Conteúdo programático:

1. Definição do conceito de programação segura: uma analogia direta para com direção segura;
2. Breve visão histórica acerca da importância da programação segura ou defensiva:
  • As primeiras falhas: origem do termo bug;
  • As falhas mais catastróficas e emblemáticas ocorridas na indústria de software e hardware;
  • Análise dos prejuízos, e até mesmo vítimas, decorrentes de falhas e fragilidades de software.
3. Introdução às máquinas abstratas ou modelos de execução das diversas linguagens de programação atuais;
4. Análise cuidadosa das vantagens e desvantagens dos diversos modelos de execução e seus mecanismos de tratamento de erros;
5. Delineação precisa do conceito de comportamento não-definido (undefined behavior) nas linguagens C e C++:
  • A origem do conceito e a razão pela qual ele foi criado;
  • As (muitas) condições de ocorrência de comportamento não-definido;
  • As consequências (inócuas e catastróficas) da invocação de comportamento não-definido em diferentes compiladores, sistemas operacionais e arquiteturas;
  • Blindando o código contra comportamento não-definido através de programação defensiva.
6. Estudo de casos de programas contendo falhas sus e graves de programação, com respectivos ataques (exploits) ao programa;
7. Estudo de técnicas de prospecção de falhas utilizando ferramentas de instrumentação, depuração e cobertura de código, e ferramentas de profiling;
8. Programação defensiva no contexto de linguagens interpretadas, linguagens de script e execução em máquinas virtuais;
9. Técnicas de sanitização e verificação robusta de entrada de dados;
10. Técnicas de simplificação de testes através de canonicalização de dados;
11. Técnicas de reescrita (refatoração) de código para aumentar a compreensibilidade e diminuir a carga cognitiva do texto;
12. Técnicas de sanização de memória volátil e não-volátil, com breve introdução às respectivas normas de auditoria;
13. Outros assuntos relacionados de interesse.

Objetivo: O treinamento tem como objetivo capacitar o aluno a usar o jQuery e AngularJS de forma profissional e organizada, abrangendo temas como manipulação de objetos DOM, eventos, AJAX, JSON, Controllers, Directives, Dependency Injection, Data Binding, Digest, Watchers, Services e muito mais. Usando exercícios realistas o treinamento ajuda ao aluno a criar um código limpo, organizado, testável e de alta performance para aplicações corporativas, modularizadas e com o conceito SPA (Single Page App). O treinamento ensina de forma gradual e lógica os conceitos do framework jQuery e AngularJS e aplica-os em exercícios claros e práticos.

Carga horária: 32 horas

Pré-requisitos: Conhecimento e experiência intermediária com HTML, CSS e JavaScript.

Metodologia de ensino
: Exposição teórica seguida de aplicação de exercícios práticos para fixação do conteúdo. 

Conteúdo programático:
  1. Ambiente de desenvolvimento jQuery e AngularJS
    • Preparação do ambiente de trabalho, Chrome Dev Editor, Dev Tool
    • Download, instalação e uso através de CDN
  2. Introdução ao jQuery: manipulação DOM
    • Selecionando elementos
    • Criando elementos
    • Modificando elementos, propriedades e CSS
    • Removendo elementos
  3. Interação com usuário através de eventos
    • Capturando eventos de clicks
    • Usando eventos de mudança de elementos
    • Eventos de teclado
    • Evento mouse hover
    • Evento customizado
  4. Carregando e manipulando conteúdo dinâmico
    • Usando AJAX e JSON
    • Buscar objetos javascript
    • Ordenar objetos
    • Criar função de pesquisa e autossugestão
    • Esperar por uma chamada AJAX
  5. Efeitos visuais com jQuery
    • Básicos Slide, Hide, Show
    • Fade, Stop, Toggle
    • Criando uma galeria de fotos
  6. Manipulação de formulários
    • Validação básica de formulários
    • Validações de números, datas, e-mail
    • Implementando validações complexas, cartão de crédito, força da senha, anti-spam
  7. Interface com usuário
    • Manipulação do CSS
    • Implementando drag-and-drop, accordion, tabs, pop-up
    • Exemplos práticos de interface dinâmica
  8. Animações na interface com usuário
    • Exemplo de formulário animado
    • Implementando zoom em imagem
    • Menu animado
  9. Desenvolvimento de Plugin jQuery
    • Template de plugin
    • Criando plugin tooltip
    • Construindo um plugin de conteúdo e imagem
    • Criando RSS reader
  10. Usando a biblioteca jQuery UI
    • Criando botões com estilo
    • Criando caixas de dialogo
    • Usando date picker
  11. Introdução ao AngularJS e aplicações MVW
    • O poder do AngularJS
    • Anatomia de uma aplicação AngularJS
    • O que é MVW?
    • Estruturando nosso código MVC
    • Quando e como não usar AngularJS
  12. Modules, Controllers & Data Binding
    • Criando o primeiro Module
    • Melhores práticas de programação Modular
    • O que são Controllers?
    • O papel de um Controller
    • O que é Data Binding?
    • Two-Way Binding no AngularJS
    • Introdução a aplicação de uma página SPA (Single Page Application)
  13. Entendendo $Scope e seus Eventos
    • Desmistificando $Scope
    • Herança e prototipação $Scope
    • Conceitos avançados $Scope
    • Eventos de Broadcasting e Emitting
  14. Roteamento e várias Views (base para SPA)
    • Criando várias Views
    • Usando $routeParams no Controller
    • Usando ng-template
    • Usando API do serviço $location
    • Eventos dos serviços $location e $route
    • A diretiva ng-include
    • Introdução ao Angular UI Router
  15. AngularJS Services, Factories, and Providers
    • Serviços Service, Factory, Provider
    • Serviços mais simples Value e Constant
    • Usando Decorators para estender serviços de terceiros
  16. Desenvolvendo um Single Page Application (SPA)
    • Desenvolvendo nossa aplicação
    • Definindo Rotas
    • Criando os Services, Controllers e Templates
    • Ponto de entrada (index.html)
  17. Entendendo formulários AngularJS
    • Formulários AngularJS <form>, Tags <input>, <textarea>, <select>, Radio Button e Checkbox
    • Validação de formulários
  18. Usando REST API
    • Entendendo e usando Promises
    • Entendendo o serviço $http
    • Entendendo o serviço $resource
    • Aplicando $resource no nosso SPA
  19. Diretivas AngularJS
    • O que são diretivas AngularJS?
    • Criando diretivas customizadas e suas opções
    • Funções Link e Compile
    • Ligação entre Scope externo o Scope da diretiva
    • Usando ‘@’, ‘=’ e ‘&’ para fazer a ligação de escopos
    • Parent Scope vs. Child Scope vs. Isolated Scope
    • O que é Transclusion?
  20. Injeção de dependência no AngularJS
    • Os serviços $provide e $injector
    • Injetando dependencia dinamicamente
    • O registro de Controllers, Filters, e Directives
  21. AngularJS Filters – manipulando o formato dos dados
    • Filtros básicos: number, date, currency, json, uppercase, lowercase.
    • Filtros customizados
    • Usando vários Filters
    • Usando Filters em Controllers, Services, e Directives
    • Outros Filters úteis: filter, orderBy, limitTo
    • Usando $filter Service
  22. Enriquecendo a experiência do usuário com AngularJS Animation
    • Animação com CSS3 Transitions
    • Indo além do básico com: Keyframes, jQuery, ngClass
    • Animação com Diretivas customizadas
  23. Deployment e Internacionalização
    • Os passos para um deployment profissional
    • Tradução automática com $translateProvider
  24. Autenticação e autorização no AngularJS
    • Adicionando a funcionalidade de Login
    • Fazendo o seu Authorization Service usando $http e $cookieStore




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